quarta-feira, 30 de julho de 2014

Eleições 2014

Eleições 2014 no Pará vão contar com apoio da rede de computadores da Seduc


O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), vai utilizar a rede de computadores de todas as escolas públicas espalhadas pelos 144 municípios paraenses nas Eleições 2014. A parceria reflete a qualidade do sistema de acesso da rede estadual de ensino à rede mundial de computadores. Pesquisa recente da ONG Todos pela Educação indica que metade das escolas públicas no País não tem computadores para os alunos e nem acesso à internet. Esse não é o caso do Pará, onde 80% das escolas geridas pelo Estado dispõem de internet.
O desafio de garantir aos estudantes matriculados na rede pública do País o acesso digital em ambiente escolar vem sendo superado no Pará. Esse é um avanço possível pela articulação dos gestores educacionais nos municípios paraenses com os dirigentes e técnicos da Seduc, e referendada pelo fato de que nas Eleições de 2010 as escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém equipadas com computadores foram essenciais para agilizar a transmissão de dados do pleito.
Conexões
Das 1.049 unidades de ensino da Seduc (965 escolas e 84 anexos), 800 estão conectadas à rede mundial, como destaca a coordenadora de Recursos Tecnológicos e da Informação do órgão, Joana D'Arc Sousa. "Essa conexão, na maioria dos casos, é feita por banda larga, por meio do Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Governo Federal, e do programa Navega Pará, do governo do Estado. Temos mais 134 escolas sendo conectadas pela Embratel, via satélite", afirma Joana. As 20 Unidades Regionais de Educação (UREs) e as 20 Unidades Seduc na Escola (USEs), que integram o organograma administrativo da Secretaria de Educação, estão conectadas, facilitando a gestão do sistema estadual de ensino.
A partir do acesso à Internet, a maioria dos 645.251 estudantes matriculados nas escolas da rede estadual de ensino, professores e outros membros das comunidades escolares podem desenvolver pesquisas, assistir a teleconferências, participar de atividades de educação a distância e outras ações estratégicas de aprendizagem.
Aprendizagem on-line
Segundo a professora Marcelina Pereira, coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação em exercício da Seduc, a utilização dos computadores pelos estudantes se dá de forma planejada, em sintonia com o projeto da sala de recursos tecnológicos de cada unidade escolar. Marcelina destaca que esse acesso digital vem se expandindo em virtude de fatores variados, como a distribuição de computadores pelo MEC, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), a estrutura do Programa Banda Larga nas Escolas (BLES) e aquisições próprias da Secretaria de Educação, além da disponibilidade de acesso à internet por meio do programa NavegaPará, do Governo do Estado, "que contribui para que cada vez mais o estudante se interesse por buscar e criar conhecimentos".
Além de computadores, as unidades escolares da rede pública de ensino já receberam 1.812 tablets de 10 polegadas para serem usados pelos professores durante as aulas e outros 11.139 tablets de 7 polegadas para utilização dos professores do Ensino Médio nas atividades pedagógicas, somados a 442 lousas digitais e projetores multimídia, beneficiando 185.581 alunos do Ensino Fundamental e 412.403 alunos do Ensino Médio.
Entre os desafios para os gestores educacionais e de TI está o sistema de manutenção preventiva e corretiva dos computadores na escola, já que os laboratórios de recursos tecnológicos nos estabelecimentos de ensino funcionam, em muitos casos, em municípios caracterizados por longas distâncias rodoviárias e hidroviárias. Um trabalho intensivo de conscientização dos usuários desses recursos pedagógicos vem sendo feito e será ampliado no segundo semestre deste ano, inclusive por meio de cartilha específica.
O uso de computadores e outros recursos tecnológicos compõem uma das metas do Pacto pela Educação do Pará e se insere em projetos interdisciplinares desenvolvidos por professores lotados nas salas de informática em parceria com professores de disciplinas em geral, associados ao uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) e através do uso específico por docentes capacitados pelos 11 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Levantamento da CRTI/Seduc indica que estão em funcionamento 756 salas de recursos tecnológicos nas escolas do Estado, sendo pelo menos uma em cada um dos 144 municípios paraenses.
"Neste segundo semestre vamos intensificar o uso dos objetos de aprendizagem por professores e estudantes a partir dos laboratórios, fomentando a capacitação para o uso de conteúdos digitais integrados à matriz curricular, para dinamizar o aprendizado mediante as tecnologias disponíveis na escola, com foco na melhoria da prática docente", observa Marcelina Pereira.
Ela ressalta que essas ações integram o Pacto pela Educação do Pará, programa da Seduc articulado com lideranças empresariais para dinamizar a educação no Estado. "Oitenta por cento das escolas da rede pública estadual se encontram equipadas com pelo menos um tipo de recurso tecnológico", esclarece a professora.
Texto:
Eduardo Rocha

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