Desde a última terça-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará está combatendo incêndios e capacitando militares do Exército Brasileiro em todo o Estado, através da Operação Fênix. Na quinta-feira (29), com uma possível evolução das chamas ocasionada pelos ventos fortes, mais uma equipe de Belém foi deslocada para o interior, após avaliação e necessidade de apoio técnico.
Os militares estão atuando, agora, também em Marabá, com uma guarnição; Itaituba, com três; Altamira, com três guarnições; Redenção, com uma; e Parauapebas com uma guarnição.
O reforço do efetivo se dá pela existência de áreas no Estado com focos de queimadas. Todas as 40 unidades dos bombeiros estão participando da ação, com orientações e atribuições integradas. Eles são de Belém, Ananindeua, Castanhal, Parauapebas, Mosqueiro, Salinas, Santarém, Marabá, Barcarena, entre outras. Cerca de 50 militares estão compondo as Guarnições em Combate a Incêndio Florestal (GCIF´s), sendo cada equipe formada por especialistas do Corpo de Bombeiros e apoio do Exército Brasileiro.
O trabalho foi iniciado na última terça-feira (27), quando o Grupo de Combate à Incêndios Florestais na Amazônia (GCIFA), do 10° Grupamento Bombeiro Militar/Redenção, começou a atuar em áreas de proteção permanente em torno da fazenda Sonho Meu, no município de São Félix do Xingu. A tropa atuou também, fazendo o levantamento do local e combatendo queimadas no município.
Na quarta-feira (28), com o apoio de 15 homens da região que utilizavam equipamentos específicos, o Corpo de Bombeiros fez concentrações em frente aos focos de incêndio, construindo uma proteção (aceiro) para conter o fogo, com o objetivo das chamas não chegarem ao capim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário