sábado, 18 de julho de 2015

Agricultura Familiar de Tucumã


Produtores de milho e de cacau confirmam participação no II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã




 (Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Assessor de Comunicação da Prefeitura de Tucumã)
A economia do município de Tucumã tem como base principal a agricultura familiar e a pecuária com a produção de Cacau e de milho. A pecuária leiteira e de corte também é bastante praticada. Visando aquecer a economia local ainda mais principalmente nesse momento de instabilidade financeira e com objetivo de incrementar a geração de empregos e renda e que surgi a ideia de promover um congresso voltado a agricultura familiar para debater alguns entraves e gargalos seja ela na produção, comercialização e linhas de financiamentos em que de certa forma impede o progresso do setor agrícola e pecuário no município de Tucumã.

Diante disso os produtores de milho da vicinal Chapéu Preto, Vilmar Rodrigues conhecido por “Nego Gaúcho” e o agricultor da região da localidade Jiboia na vicinal P -02, Altiver José Brondani e além do produtor de cacau Ignácio Schneider proprietário do sitio São Pedro na vicinal 11 já confirmaram presenças na realização do II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã. O evento e promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Tucumã, Mineração Vale, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará(Emater), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, prestadoras de crédito agrícola, comercio local e claro com a participação de agricultores ligados agricultura familiar e produtores rurais. 
Uma comissão composta por secretários municipais, representantes da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã e de pessoas ligadas associação rural e da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã estão empenhados na realização do II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã. Visitas e entrevistas com agricultores estão sendo colhidas em diversas regiões no município de Tucumã visando levantar as principais demandas de produtores rurais no qual serão apresentadas as autoridades no âmbito do executivo e do legislativo e de agentes financeiros (Banco da Amazônia e Brasil).
Para enfrentar as adversidades da economia o prefeito Adelar Pelegrini diz que “ o gestor tem que ser criativo”. Para tanto a prefeitura contribui no sentido de também poder promover esse segundo evento da agricultura familiar. A expectativa e que algo em torno de 800 pessoas, incluindo habitantes de municípios vizinhos, devem passar pelo evento no qual deverá ser expostos algumas demandas. “O objetivo principal deve ser de reconhecer o trabalho e o esforço do homem do campo, na maioria de pequenos produtores rurais. Incentivá-los na expansão de suas atividades agrícolas e pecuária o que certamente fomenta e incrementa a renda no comercio local”, destacou o prefeito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário