garante os recursos para obras do Porto
Futuro, em Belém
Expectativa
é de que obras de revitalização comecem em fevereiro de 2018. Objetivo é
estimular desenvolvimento e gerar oportunidade, emprego e renda para a região
O ministro da Integração Nacional,
Helder Barbalho, assinou no último dia 27 de dezembro, o contrato para a
primeira etapa das obras de revitalização da área retroportuária de Belém, onde
será implantado o Belém Porto Futuro. O projeto terá investimentos de R$ 31,5
milhões da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR-MI), já
empenhados e garantidos no orçamento de 2018, e irá transformar a área
portuária em um polo de desenvolvimento por meio da recuperação da
infraestrutura, atração de investimentos e ampliação da oferta de serviços.
Inovação e
prevenção
O objetivo é promover a integração do
Porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Porto Maravilha, no Rio
de Janeiro, ou no Puerto Madero, em Buenos Aires (Argentina). A expectativa é
de que as obras tenham início em fevereiro. De acordo com o ministro Helder
Barbalho, a revitalização é fundamental para impulsionar o desenvolvimento
econômico regional e a integração logística, gerando mais empregos e renda para
a população. Além de ser um empreendimento com arquitetura moderna e inovadora,
a obra prevê a implantação de uma bacia de escoamento das águas pluviais do
rio, que alagam parte da cidade em época de chuvas fortes, servindo como
prevenção a enchentes.
Região
estratégica nacional
A Política Nacional de
Desenvolvimento Regional (PNDR) atua para promover a integração das economias
regionais, garantindo a infraestrutura necessária para o tráfego de produtos,
mercadorias e pessoas, além de valorizar espaços marginalizados. O Porto está
localizado em uma região estratégica: na margem direita da baía de Guajará, em
frente à Ilha das Onças, a cerca de 120 quilômetros do Oceano Atlântico. Dentre
as cidades brasileiras, Belém está entre as 20 principais no que diz respeito a
conexões empresariais com as três metrópoles nacionais (Rio de Janeiro, São
Paulo e Brasília) e é uma das 40 áreas de concentração populacional do país.
Belém Porto
Futuro
O projeto visa promover a revitalização
da área portuária não operacional do Porto de Belém. A primeira etapa contempla
a elaboração dos projetos básico e executivo e a incorporação de serviços, como
a construção de Parque Urbano, zonas de estacionamento e outras obras
periféricas tais como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego local.
O projeto também prevê a revitalização da Praça General Magalhães e a
construção da Praça Futuro como opções de lazer à população. A fase seguinte -
segunda etapa - está em processo de elaboração de projeto.
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