segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Capa da nossa tiragem impressa


Deus seja louvado

A Gazeta

O Jornal do Povo

Ano XXVII – n.º 296 – Presidente: José Roberto de Freitas – Estado do Pará

2ª Quinzena de Janeiro de 2016 – Preço do exemplar R$ 3,00

 


 

Festa de Réveillon marca aniversário de Abel Figueiredo

Por: Roberto & Júlia Freitas

            Para comemorar o final do ano de 2015, a cidade de Abel Figueiredo se enfeitou toda, principalmente a Avenida Alacid Nunes, ficou toda iluminada e decorada para celebrar o Natal. Para saudar a chegada do ano, o Prefeito Adeilson Mateus não se intimidou com essa história de crise e trouxe para animar a festa da cidade as Bandas Forró do Muído, Som de Luxo, Cabrobó Show; a dupla Bruno Sampaio e Josué e a dupla Marcelo e Maiza.

Para entrar o ano novo em alto astral a cidade de Abel Figueiredo foi mais uma vez a opção, e recebeu visitantes dos municípios vizinhos. Leia a cobertura completa do 24.º aniversário de Abel Figueiredo da Página 04 a 06.

 

pontes na Taboca


Prefeitura executa obras de construções de pontes na Taboca
Por: Roberto Freitas
 
 


            A Prefeitura Municipal de São Felix do Xingu, através da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo (SEMOB) atendeu o requerimento n.º 137/2014 – CMSFX – De autoria do Vereador Batista Abreu (DEM). E realizou a construção de pontes sobre o Igarapé do meio e canal entre as avenidas Iriri e Xingu

            Havia uma real necessidade desta importante obra em função dos transtornos recorrentes a deficiência na estrutura das pontes existentes e os perigos oferecidos pelas mesmas, levando em conta a importância da mesma para a mobilidade urbana, diante desta situação o Vereador Batista Abreu indicou ao município a necessidade de execução de obras de construções de pontes e canalização nestas vias.

            O Vereador Batista Abreu junto com a população do Distrito Taboca, agradece ao Prefeito João Cleber pela execução das obras realizadas no ano de 2015 no Distrito Taboca e região, e parabenizou os funcionários de todas as Secretarias do município.

            À nossa reportagem o Vereador Batista Abreu informou ainda mais, que neste ano de 2016 vai continuar enfrentando os problemas de frente.

 

Indicação do Vereador Batista Abreu


Câmara aprova criação de níveis para cargo de Auxiliar de Ensino
Indicação do Vereador Batista Abreu soluciona questão dos auxiliares de ensino de São Félix do Xingu
Por: Roberto Freitas



            O plenário da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, aprovou em 16/12/2015 em sessão extraordinária projeto de Lei complementar n.º 093/2015 de origem do poder executivo municipal que dispõe sobre criação de nível I e II para o cargo de Auxiliares de Ensino. O poder executivo municipal atendeu a indicação n.º 078/2015 – CMSFX, aprovado em 05/08/2015. De autoria do Vereador Batista Abreu (DEM) que preocupado com a situação dos profissionais classificados como auxiliares de ensino efetivos da rede municipal de ensino, dado o tempo que apelam para sua efetiva regularização, uma vez que, tal cargo já ter sido extinto face as mudanças implementadas pelo próprio ministério em seus programas de modernização e atualização dos serviços de educação em todo o país.

            O presente projeto de Lei aprovado tem como fato, corrigir um erro feito no passado, onde ao extinguirem o cargo de auxiliar de ensino não os recepcionaram no novo ordenamento jurídico que regulamenta os profissionais lotados na Secretaria de educação.

Agradecimento:

            A indicação n.º 078/2015 do Vereador Batista Abreu, através da Secretaria Executiva de Educação (SEMED) visou a necessidade urgente de apresentar projeto de Lei ao Poder Legislativo buscando o enquadramento através de unificação ou fusão de carreiras dos “Auxiliares em Ensino”, atualmente lotados na Secretaria Executiva de Educação.

            O Vereador Batista Abreu em entrevista a nossa reportagem agradeceu e parabenizou seus colegas parlamentares por terem aprovado este projeto de suma importância para os profissionais “Auxiliares de Ensino” e para o município. Agradeceu também o prefeito João Cleber justamente com a Secretária de Educação Darcir de França, por ter atendido sua indicação.

 

A festa


Vereadores participam da abertura do 24º aniversário de Abel Figueiredo
Por: Roberto e Júlia Freitas

 

            A festa em comemoração ao 24.º aniversário da cidade de Abel Figueiredo contou com a ilustre presença dos Vereadores que compõem a Câmara Municipal, que participaram do palanque oficial da abertura da festa de aniversário e se pronunciaram saudando a administração e o povo do município, pelo transcurso do aniversário que teve inicio na noite de terça feira 29 de dezembro, com show do forrozeiro Manelito e da dupla Bruno Sampaio e Josué, na quarta feira dia 30, as 21h00 houve composição do palco para abertura cívica realizada por autoridades onde os vereadores deixaram suas mensagens ao povo do município.

 

Em circulação no Sul do Pará


Abel Figueiredo festeja 24º aniversário
Prefeito Adeilson Mateus realiza festa em comemoração ao aniversário da cidade e virada do ano
Reportagem: Roberto e Júlia Freitas



            O aniversário de 24 anos de emancipação política do município de Abel Figueiredo foi festejado com uma grande comemoração, a festa que aconteceu no período de 29 a 31 de dezembro de 2015, comemorou junto o Réveillon e a chegada de 2016.

            Mais uma vez o aniversário de Abel Figueiredo fica registrado na história como um evento festivo bem organizado, feito para a população do município e para os visitantes das cidades vizinhas que chegam ao município para se divertir com as atrações e prestigiar o evento.

            A festa que começou na noite de terça feira 29 de dezembro com shows do forrozeiro Manelito e da dupla Bruno Sampaio e Josué, na quarta feira 30, houve composição de palco e pronunciamento das autoridades, apresentação de vídeos das obras realizadas; e show com as bandas Som de Luxo e Forró do Muído. O espaço de eventos enfrente ao prédio da Prefeitura Municipal ficou lotado pelo público que participou das comemorações festivas.

            O prefeito Adeilson Mateus em seu pronunciamento agradeceu o apoio do governo do Estado, Câmara Municipal de Vereadores, Banpará e Suzano Celulose.

            O Prefeito Adeilson Mateus disse que a realização da festa também comemorava o pagamento do 13º salário dos funcionários públicos municipal em dia, que era também uma prioridade de seu governo, e Deus tinha proporcionado a condição de realizar este pagamento, afirmou Adeilson Mateus.

Nossa edição impressa 2ª Quinzena de Janeiro de 2016


Festa de Réveillon marca aniversário de Abel Figueiredo
Prefeito Adeilson Mateus faz queima de fogos para saudar a chegada de 2016
Por: Roberto & Júlia Freitas

 


            Uma grande queima de fogos na noite de quinta feira, 31 de dezembro de 2015, enfrente ao prédio da Prefeitura Municipal de Abel Figueiredo, marcou o encerramento das comemorações em homenagem ao 24.º aniversário do município. O show pirotécnico durou aproximadamente 16 minutos enchendo de luz e cores o céu da cidade na virada do ano.

            Para comemorar o final do ano de 2015, a cidade de Abel Figueiredo se enfeitou toda, principalmente a Avenida Alacid Nunes, ficou toda iluminada e decorada para celebrar o Natal. Para saudar a chegada do ano, o Prefeito Adeilson Mateus não se intimidou com essa história de crise e trouxe para animar a festa da virada a dupla Marcelo e Maiza e a Banda Cabrobó Show, para entrar o ano novo em alto astral a cidade de Abel Figueiredo foi mais uma vez a opção, e recebeu visitantes dos municípios vizinhos.

            O Prefeito Adeilson Mateus “Dei” falou com exclusividade a nossa reportagem que fez a festa especialmente para o povo de Abel Figueiredo, mais estava muito feliz em está recebendo os amigos das cidades vizinhas, e que se sentia muito agradecido à Deus, ao governo do Estado, a Câmara Municipal por terem ajudado a fazer esta festa para o povo do município, e falou que estava honrado porque o que prometeu: - “Já fizemos mais de 80% do que prometemos em campanha, não desviamos recursos e aplicamos onde era devido, isso é motivo de orgulho representar esse município. O governador Simão Jatene prometeu para esse inicio de ano mais 03 km de asfaltos, quero agradecer a emenda de trezentos mil reais para a saúde que o Deputado Josué Bengtson colocou; os cento e vinte e cinco mil reais, que o Deputado Dirceu Ten katen colocou para a gente comprar uma Van e as 03 motos que o governo do Estado deu para o município, com recursos próprios compramos 03 gols. Finalizo agradecendo mais uma vez a Deus a minha equipe de governo e a todos Vereadores e a minha família. Agradeço ainda mais os Deputados Federal Jordy e o Estadual Marcio Miranda e minha amiga Tetê Santos.

            Para mim não importa a crise, importa estarmos unidos para enfrentar o que vier”. Afirmou o Prefeito Adeilson Mateus.

 

tragédia


Gêmeos de quatro anos morrem asfixiados em carro no interior do RS

Do UOL, em Porto Alegre
Leia mais em: http://zip.net/bpsMBN
Uma tragédia envolvendo duas crianças abalou a cidade de Júlio de Castilhos (349 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (24). Dois gêmeos de quatro anos de idade morreram depois de se asfixiarem dentro do carro dos pais. As crianças foram encontradas por familiares no fim da tarde e levadas ao hospital, mas acabaram morrendo.
O incidente ocorreu no terreno da família, no bairro Tancredo Neves, na periferia da cidade de 20 mil habitantes. Segundo depoimento dos pais, os gêmeos Wagner Wesley da Silva e Mari Diane da Silva brincavam no quintal de casa quando entraram no veículo Mondeo da família.
As crianças acabaram se trancando dentro do carro e não conseguiram pedir ajuda. Fazia mais de 30ºC no momento do acidente. Passava das 18h quando a mãe encontrou os dois já desacordados dentro do automóvel.
Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamada e tentou reanimar as crianças, que foram levadas ao hospital da cidade.
Os corpos passarão por perícia e devem ser liberados no início desta segunda-feira (25). Os pais das crianças já prestaram depoimento. Segundo a polícia, o caso está sendo tratado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Leia mais em: http://zip.net/bpsMBN

domingo, 24 de janeiro de 2016

policial foi aplaudido


Deve ser muito chato você ter a mesma cara que o bandido.
Na cidade de Dom Eliseu no Pará, um homem foi preso pelo próprio irmão que é policial militar.
Até aí tudo bem, o que chamou a atenção do delegado de plantão foi descobrir que o policial que prendeu o acusado era irmão gêmeo dele.
O caso atraiu atenção da imprensa e o policial foi aplaudido por colocar a lei acima de questões familiares cumprindo seu dever.

.

2

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

enterrados em covas rasas

Cemitério em Maceió tem corpos e ossos expostos aos urubus

Aliny Gama
Colaboração para o UOL, em Maceió
  • MPE/Divulgação
    Área de indigentes no cemitério Divina Pastora está abandonada
    Área de indigentes no cemitério Divina Pastora está abandonada
Corpos e ossos de pessoas enterradas como indigentes em Maceió estão expostos a ação do tempo e ataques de urubus no cemitério Divina Pastora, localizado no bairro Rio Novo. O problema ocorre porque indigentes estão sendo enterrados em covas rasas, com apenas um palmo de profundidade.
Além disso, segundo o MPE (Ministério Público Estadual), novos corpos estão sendo enterrados em cima de outros restos mortais porque não há espaço para abertura de novas covas.
O problema foi exposto esta semana, depois que o IML (Instituto Médico Legal) de Maceió fez uma reclamação ao MPE relatando dificuldades de enterrar os corpos que estão sem identificação.
Para não ter de expor corpos sem conservação até o sepultamento, o IML está colocando dois em cada uma de suas gavetas.
"Estamos estrangulados. Para 12 gavetas, temos o dobro de corpos. E a demanda não para.", disse o diretor do IML, Fernando Marcelo de Paula. Ele afirma que o problema da superlotação no Divina Pastora é antigo, "porém é preciso solucioná-lo"
"Quando não for mais possível colocar os corpos no local adequado, restará o depósito em ambiente não refrigerado, o que pode espalhar um odor no entorno do prédio, prejudicando a comunidade vizinha", disse o médico-legista.
MPE/Divulgação
Urubus invadem o cemitério Divina Pastora, em Maceió
Fotos mostrando corpos de indigentes sendo atacados por urubus e ossos espalhados pelo terreno do cemitério foram entregues ao MPE. A área dos indigentes fica no fundo do cemitério e as pessoas têm acesso livremente ao local.
Nesta terça-feira (19), o promotor de Justiça, Flavio Gomes da Costa, inspecionou a área e observou ossos, como fêmur, crânio e arcadas dentárias, espalhados no chão. Além do problema da superlotação, também há suspeita da contaminação do solo, com o enterro de corpos em covas sem impermeabilização.
"Não há como encontrar os corpos catalogados no IML, caso apareçam familiares em busca dos restos mortais de algum parente, pois está tudo misturado. Covas novas estão sendo abertas em cima de covas antigas. O cemitério tem mais de 30 anos e não há ossário para guardar os ossos dos corpos que foram enterrados lá", disse o promotor de Justiça.
A Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano, da prefeitura de Maceió,  foi intimada para que apresente uma solução para o problema.
A prefeitura de Maceió admitiu que o cemitério Divina Pastora está acima da capacidade porque "está absorvendo sepultamentos de corpos de indigentes de todo o Estado". A SMCCU informou que está estudando uma alternativa para solucionar o problema, mas antes propor ao governo do Estado a mediação com os municípios. 
Leia mais em: http://zip.net/bksKWt________________________________________ 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Crime



Polícia investiga participação de filhos em triplo assassinato no Pará

Aliny Gama
Colaboração para o UOL, em Maceió
  • Arquivo pessoal
    O casal Luís Alves Pereira, a mulher Irma Buchinger Alves (no centro) e o filho mais velho Ambrósio Buchinger Neto (à esquerda) foram assassinados no dia 6 de janeiro. A polícia investiga a participação dos outros dois filhos nos crimes
    O casal Luís Alves Pereira, a mulher Irma Buchinger Alves (no centro) e o filho mais velho Ambrósio Buchinger Neto (à esquerda) foram assassinados no dia 6 de janeiro. A polícia investiga a participação dos outros dois filhos nos crimes
A polícia do Pará prendeu o filho de um casal que foi morto no dia 6 de janeiro em Altamira, no sudoeste do Estado, por suspeita de participação no crime. Além dele, mais três pessoas estão presas acusadas de participarem do triplo assassinato que matou o casal Luís Alves Pereira, a mulher Irma Buchinger Alves e o filho mais velho Ambrósio Buchinger Neto, 27.
Henrique Buchinger Alves, 25, filho do casal, é acusado de ser o mandante do crime. A Polícia Civil do Pará investiga ainda se a filha do casal, Chiara Buchinger Alves, 23, teve participação nas mortes.
Questionada sobre o porquê de o filho ser suspeito de ser o mandante das mortes, a polícia disse que as investigações são sigilosas, mas que "nenhuma hipótese está descartada".
Quatro homens supostamente armados invadiram a casa da família e renderam o casal e os três filhos. Porém, Henrique e Chiara teriam sido trancados em um banheiro durante os assassinatos dos pais e do irmão. Eles saíram ilesos ao pularem pela janela do banheiro e chamarem a polícia.
De acordo com a investigação, o casal e o filho foram assassinados por asfixia enquanto dormiam. Os três estavam com cadarços amarrados no pescoço e fita adesiva na boca.
Alves está detido desde o dia 19 na carceragem da Deic (Delegacia de Investigação Criminal), em Goiânia (GO), e deverá ser encaminhado nos próximos dias para uma unidade do sistema prisional do Pará. Henrique e Chiara viajaram de Altamira para Goiânia no último sábado (16).
Foram presos também Mateus de Oliveira Costa e Francisco Denis Leite, em Altamira, e Agnaldo Soares, em Itaituba (PA). O trio é acusado de participar ativamente nos assassinatos. Os três teriam confessado o crime, segundo informou a polícia. Eles estão detidos no presídio regional em Altamira à disposição da Justiça.
O casal era proprietário de uma loja de roupas em Altamira, que ficava no mesmo prédio em que a família morava. Inicialmente, Henrique e Chiara contaram que a família ficou refém dos criminosos, que queriam dinheiro e joias, porém nada foi roubado.
No dia seguinte ao assassinato dos pais, Henrique e Chiara postaram mensagens em seus perfis no Facebook relatando que estavam consternados com as mortes. "A dor é imensurável, a ferida nunca irá sarar ou cicatrizar. Peço a Deus que me dê o poder do perdão, da força e do seu amor divino. Pois só Ele irá consolar-nos nesse recomeço. Altamira me deu a vida, e acabou de me tirar a mesma", escreveu a jovem. O perfil de Henrique no Facebook foi excluído.
UOL entrou em contato com Henrique Buchinger Alves, por meio da carceragem da Deic, e ele informou que a advogada Cássia Franzoi era a responsável pela sua defesa. Porém, em contato com a advogada nesta quinta-feira (21), ela informou que não foi contratada pelo acusado. A carceragem da Deic de Goiânia informou que Alves não conversou nada sobre o assunto desde que foi preso e detido no local. Ele ainda não recebeu visitas de familiares.
A reportagem tentou contato com Chiara Alves, nesta quinta-feira, mas ela não retornou até a publicação deste texto.
Leia mais em: http://zip.net/bgsKZB